Como evitar palavras indecentes!
“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem. Longe de vós toda a amargura, e cólera, e ira e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda a malícia.” Ef 4.29-31
Estamos vivendo num mundo cada vez mais agitado e nervoso. Poucas pessoas são pacientes, meigas e amáveis. No trânsito, a troca de ofensas acontece diariamente. No casamento, o outro está sempre errado, e por isso precisa ouvir constantes reclamações. No campo de futebol, a mãe do juiz é vitima dos mais absurdos insultos. Enfim, não é difícil perceber alguém perdendo a calma e dando plena liberdade aos nervos que lhe estão à flor da pele.
Isto tudo são fatos comuns, mas nem por isso, aceitáveis ou convenientes. Por isso mesmo Deus diz em sua Palavra: “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, e sim, unicamente a que for boa para edificação, conforme a necessidade, e assim transmita graça aos que ouvem. Longe de vós toda a amargura, e cólera, ira e gritaria, blasfêmias e bem assim toda a malícia.” Estas coisas não convém aos filhos de Deus, e não agradam a ele. Todos estes comportamentos machucam, destratam e ofendem a quem são dirigidos. São, por tanto, contrários ao amor do próximo, recomendado por Jesus. Toda vez que acontecem insultos, também ocorrem prejuízos, mal estar e outras conseqüências, tanto para quem insulta, como para quem é insultado. Brigas, ofensas, insultos e desentendimentos são prejudiciais para ambos os lados.
Um sábio chinês, recomendou certa vez, que cada pessoa, num momento de ira ou de raiva, colocasse uma pedra na boca e contasse até vinte. Feito isto, a pessoa deveria tirar a pedra e falar. Com certeza, ela falaria menos da metade daquilo que a ira inicial o faria dizer. Assim, muitas ofensas e insultos seriam evitados. Talvez este seria um bom meio para a nossa língua ser contida nos momentos em que o cérebro não consegue controla-la.
Por isso, em vez de cultivar ira, raiva, ódio, gritaria, insultos e maldades, devemos cultivar a bondade de uns para com os outros. Que nos perdoemos uns aos outros. É assim que Deus nos concede viver num mundo melhor.
Oração: Permite, Senhor, que eu sempre domine a raiva, a gritaria e o desejo de insultar. Ajuda-me também, a perdoar aqueles que me atingem com sua má língua. Por amor de ti mesmo. Amém.
Rev Cirlei Vorpagel
Este blog tem por finalidade levar mensagens de fé e esperança a todos e divulgar o trabalho realizado na paróquia Emanuel de Alto Rio Possmoser.
Obra concluida!
Aperfeiçoamento Bíblico!
Amigos do nosso blog, a Hora Luterana oferece o curso bíblico on-line. Basta clicar no ícone CPTN e cadastrar-se, e então poderão fazer cursos gratis da HORA LUTERANA.
Um abraço a todos!
Rev Cirlei Vorpagel
Um abraço a todos!
Rev Cirlei Vorpagel
AGENDA PAROQUIAL
NOSSA PROGRAMAÇÃO
LEMA 2011 DA IELB
terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário